Praia localizada no município de Mataraca, distante 110 km de João Pessoa, a Barra de Camaratuba é a última faixa de areia do litoral norte da Paraíba e faz divisa com o Rio Grande do Norte. Privilegiada pelas belezas naturais, a praia proporciona aos visitantes diversos passeios aos encantos da região, rica em coqueirais, falésias, rios e lagoas. Em seus arredores, há uma pequena vila de pescadores que confere isolamento e proporciona contato íntimo com a natureza.

Além de emocionantes passeios de buggy pelas extensas praias ligando a Paraíba ao Rio Grande do Norte, o turista tem a oportunidade de conhecer a reserva indígena dos potiguaras, vivenciar costumes e danças nativas. O acesso à reserva indígena pode ser feito de barco ou jangada, através do manguezal.

Preservação e passeios

O povoado de Barra de Camaratuba sedia a ONG “SOS Caranguejo Uçá”, que trabalha pela preservação e controle dessa espécie de caranguejo. A entidade de conservação sem fins lucrativos tem por finalidade desenvolver ações de sensibilização ecológica junto aos moradores e turistas.

A SOS Caranguejo Uçá realiza passeios guiados, de acordo com o fluxo das marés, disponibiliza flutuadores e máquina fotográfica aquática para registros do passeio. Para agendar passeios, o visitante deve solicitar à pousada onde estiver hospedado ou na sede da ONG, em Barra de Camaratuba.

Utilizando buggy, veículo 4×4 ou balsa na travessia do rio Camaratuba é possível visitar algumas das 24 aldeias que integram a reserva dos potiguaras. Há também ruínas históricas da época colonial, proporcionando contato com a cultura indígena, artesanato regional e natureza preservada.

Na fronteira entre a Paraíba e o Rio Grande do Norte fica a Lagoa da Pavuna. O trajeto à Pavuna e outras lagoas da região deve ser feito em buggy ou veículo de tração nas quatro rodas, até chegar à foz do rio Guaju. O passeio também permite conhecer o parque de geração de energia eólica.

Para quem aprecia trilhas, a dica é conhecer a Lagoa Encantada, localizada à beira mar. No percurso, praias desertas, falésias coloridas e Mata Atlântica intocada. No local, depara-se com uma fonte de água cristalina que forma a Lagoa Encantada, como a denominaram os potiguaras.

Serviço: Os passeios fazem parte de roteiros ao litoral norte da Paraíba organizados pelos guias da Cooperbuggy. Reservas pelo facebook/cooperbuggy , +55 83 98818 7568, ou  pelos e-mails paulomenezes400@hotmail.com  e marcosvalones@gmail.com .

O que fazer?

Radicais

  • Passeio de buggy
  • Mergulho
  • Fotos subaquáticas

À noite

  • Caminhadas na beira da praia

Ecológicos

  • Trilhas ecológicas
  • Passeios às falésias
  • Passeios às lagoas
  • Passeios às aldeias indígenas

Cultura local

onde-dormir-icone
onde-comer-icone

Comments

Maybell

13 de janeiro de 2017

Keep up the superb work, I read few blog posts on this site and I conceive that your web site is really interesting and holds lots of fantastic information.

admin

3 de abril de 2017

Thanks for your comment.

admin

3 de maio de 2017

We appreciate your feedback. Keep following us.

admin

3 de maio de 2017

Thank you very much for your comments. Keep following us.

Marlien

27 de fevereiro de 2017

Good to find an expert who knows what he’s talking about!

admin

3 de abril de 2017

Thanks for your comment. Keep following us.

admin

3 de maio de 2017

Good to know that information is useful. Keep following us.

Leave a comment

custom essay writingsdo my essay for me