Para diversificar a oferta turística no exterior, o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) leva a quatro países europeus uma amostra do tradicional São João brasileiro, com destaque aos estados do Nordeste. As festas juninas são as principais atrações da Paraíba no mês de junho, quando os 223 municípios se mobilizam para comemorar Santo Antonio, São João e São Pedro.

Em junho, a Paraíba recebe milhares de turistas para desfrutar das atrações juninas, especialmente do legítimo forró pé de serra e da hospitalidade dos paraibanos. As atrações são para todos os gostos e as maiores cidades prometem muita animação, a exemplo de Campina Grande com o seu “Maior São João do Mundo”, que começa no dia 1º e vai até o dia 30 de junho. A tradição das festas juninas merece também ser conferida em outras grandes cidades, como João Pessoa – a capital da Paraíba -, Patos, Sousa, Monteiro, Cajazeiras, Santa Luzia, Solânea e Bananeiras.

Arraial da Embratur

Denominado “Brasil Junino”, o projeto pretende atrair estrangeiros na baixa temporada e será apresentado em Lisboa, Madri, Roma e Paris, entre os dias 07 de abril e 28 de maio. O objetivo é mostrar aos europeus o que é um “arraial junino”, com shows, quadrilhas e pratos típicos.

Os eventos, que acontecerão em espaços públicos das capitais europeias, tem entrada franca e já estão com presença confirmada, entre outros artistas, de nomes como Elba Ramalho, Lucy Alves e Pé de Cerrado para garantir o embalo das tradicionais músicas do repertório junino. As danças características como quadrilha, xote, xaxado e baião serão apresentadas pelos grupos pernambucanos Quadrilha Junina Raio de Sol e Matulão e pelos brasilienses do Balé Flor do Cerrado e Quadrilha Junina Si Bobiá a Gente Pimba.

O projeto inédito é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Integração (IBI) e destacará, em sua primeira edição, a tradição junina das cidades de Campina Grande (PB), Caruaru (PE), São Luís (MA), Mossoró (RN), Aracaju (SE), Ceilândia (DF) e o São João da Bahia, comemorado em todo o estado. O IBI é responsável pelo “Maior São João do Cerrado”, considerado um dos grandes festejos juninos do Brasil, e conta com o patrocínio da Embratur para a realização do “Brasil Junino” no exterior.

A ação tem a expectativa de atingir um público direto de mais de 40 mil pessoas, além do trade turístico, a imprensa geral e especializada e formadores de opinião de países considerados estratégicos. Portugal, Espanha, Itália e França, de acordo com a Embratur, estão no grupo dos principais emissores de turistas para o Brasil, além de possuírem predileção pelo turismo cultural.

Com informações e imagens da EMBRATUR e PBTUR.

O que fazer?

Radicais

  • Passeio de buggy
  • Mergulho

À noite

  • Dançar forró pé de serra
  • Saborear pratos típicos

Ecológicos

  • Trilhas ecológicas
  • Passeios aos mirantes e falésias
  • Conhecer a arte rupestre de Sousa

Cultura local

onde-dormir-icone
onde-comer-icone

Comments

admin

3 de maio de 2017

Thanks for your review.

Leave a comment

custom essay writingsdo my essay for me